Em São José dos Campos, sede da instituição, cerca de 1 mil candidatos fazem a prova.

Exame é aplicado em 23 cidades em 17 estados e no Distrito Federal.

Mais de 11 mil candidatos fazem 1ª fase do vestibular do ITA Carlos Santos/G1 Mais de 11,4 mil candidatos fazem neste domingo (1°) a primeira fase do vestibular do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), um dos mais concorridos do país.

A prova é aplicada desde 9h, com encerramento previsto para 14h.

No total, os candidatos disputam 120 vagas, sendo 25 voltadas a quem opta pela carreira militar e as 95 restantes para civis.

A instituição destina, desde o ano passado, parte das vagas ao sistema de cotas raciais.

Além de São José dos Campos (SP), sede do ITA, o vestibular aplica prova do vestibular em 23 cidades em 17 estados e no Distrito Federal: Belém (PA) Belo Horizonte (MG) Brasília (DF) Campo Grande (MS) Cuiabá (MT) Curitiba e Londrina (PR) Fortaleza (CE) Goiânia (GO) Juiz de Fora (MG) Manaus (AM) Natal (RN) Porto Alegre (RS) Recife (PE) Campinas, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto (no interior de SP) São Paulo (SP) Rio de Janeiro (RJ) Salvador (BA) São Luís (MA) Teresina (PI) Vitória (ES) As vagas disponíveis são para os cursos de engenharias: aeroespacial, aeronáutica, civil-aeronáutica, de computação, eletrônica e mecânica-aeronáutica.

São 95 candidatos por vaga e a duração é de cinco anos, sendo que os dois primeiros são comuns a todas as especialidades. A prova deste domingo tem 70 questões de múltipla escolha das disciplinas de matemática, química, física, português e inglês.

Em São José dos Campos, cerca de mil alunos farão a prova. A divulgação da lista de aprovados da primeira fase está prevista para a próxima quinta-feira (5).